app infantil é coisa séria

Uma comissão americana acaba de apresentar um relatório sobre a qualidade do conteúdo que desenvolvedores disponibilizam ANTES do download de aplicativos voltados às crianças.

Realizado pelo Federal Trade Commission, uma organização do Governo Americano dedicado a aplicar o “COPPA” (Children’s Online Privacy Protection Act), o  relatório traz algumas observações muito importantes e que devem mudar o quê e como produtoras apresentam seus produtos nas App Stores da vida. Lorraine Akeman, editora do momwithapps, estudou o trabalho e publicou uma análise bem interessante. Aqui vão alguns de seus comentários:

• há muito pouca informação sobre que dados do usuário que o app consegue obter ao seu usado, bem como que tipo de informação é aproveitada sobre os dados de quem compartilha conteúdos do app em redes sociais (o “compartilhar” de avatares ou outras criações por twitter, facebook etc.)

• quase nada de indicação de que o aplicativo precisa das chamadas In-App Purchases: não dá para sabe se você está comprando o aplicativo inteiro ou se vai ter que pagar por cada novo item, fase, ou funcionalidade

• não há indicação sobre se o app apresenta compartilhamento por redes sociais: a comissão acha essa informação extremamente relevante, para pais poderem saber se querem ou não um aplicativo que coloque seus filhos expostos a essas redes

• propaganda: não há indicação sobre se existe propaganda dentro do aplicativo, e, no caso positivo, de que tipo de conteúdo há nos anúncios dentro do app

Conclusão: o relatório afirma que as práticas de descrição sobre os aplicativos infantis ainda estão engatinhando, e que os desenvolvedores devem apresentar informações claras, objetivas e completas, para auxiliar pais e educadores a escolher o que baixar ou não para o iPad. Agora, a mesma comissão vai trabalhar em como impor um modelo melhor.

O bom do mundo infantil dos apps é que os melhores desenvolvedores sabem da responsabilidade de quem trabalha com crianças. Por isso, muitos deles passaram os últimos dias discutindo o teor do relatório e já se adiantaram às possíveis imposições que a comissão possa vir a exigir.

Já existe até um rascunho de gráfico desenvolvido e sendo aplicado por um pai/desenvolvedor, da Operatio Apps. Outros players estão adotando o mesmo padrão ou criando suas versões, para mostrar pró-atividade.

No Brasil, estamos longe de entrar nessa discussão – mas acho muito saudável acompanhar esse papo, importantíssimo para que o mundo digital infantil seja tratado com o carinho que merece. Fica a dica para criadores e desenvolvedores daqui.

Acesse o relatório da FTC aqui.

10 Comments

  1. ipadfamilia » Toca Boca em São Paulo: visitamos o Toca Life City offline
    02/02/2016

    […] Leia mais: App infantil é coisa séria […]

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  2. iPad Família » A vida mais fácil para pais e professores com iPad
    11/06/2013

    […] nova categoria abre a possibilidade de que a Apple comece a olhar com mais atenção o conteúdo infantil. Talvez seja possível controlar o número de compras internas, deixar mais claro que aplicativo […]

    Reply
  3. iPad Família » Papai Noel existe e mora no iPad
    04/03/2013

    […] dos vários aplicativos da série Peekaboo (quase um esconde-esconde) feitos para os bem pequenininhos acaba de ganhar update de Natal. Você ouve o som de um animal – depois, abre a porta do […]

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  4. O iPad desfilando na avenida: apps para levar na viagem « Ipad família
    06/02/2013

    […] de labirintos – para desbloquear os outros é necessário pagar. Você pode desabilitar as In-App Purchases nos ajustes do iPad, se […]

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  5. Papai Noel existe e mora no iPad « Ipad família
    21/12/2012

    […] dos vários aplicativos da série Peekaboo (quase um esconde-esconde) feitos para os bem pequenininhos acaba de ganhar update de Natal. Você ouve o som de um animal – depois, abre a porta do […]

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  6. Dia das Crianças: presente para desembrulhar no iPad « Ipad família
    10/10/2012

    […] antes de dar um aplicativo de presente, lembre-se de perguntar aos pais se eles concordam, e de seguir algumas regrinhas que já postamos por aqui na hora de escolher.  Vamos […]

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  7. Do iPad pra vida real. E vice-versa. « Ipad família
    01/08/2012

    […] contém In App Purchases ou propaganda […]

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  8. Escrevendo a própria historia no iPad « Ipad família
    23/07/2012

    […] tem propagandas ou In-App Purchases. Conteúdo adequado para crianças. É possível      bloquear o compartilhamento por […]

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  9. E-book, enhanced E-book e livro em app: o que é cada um deles, afinal? « Ipad família
    11/07/2012

    […] Mas isso é apenas uma descrição de formato, ok? Como para todo e qualquer tipo de leitura, o importante é saber o que ler, quem escreveu e produziu, a pertinência com a faixa etária de quem vai ler, e qual o objetivo da experiência de leitura (algumas dicas importantes aqui). […]

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  10. Criança é coisa séria: carta aberta ao CONAR « Ipad família
    07/07/2012

    […] a importância dos pais e educadores olharem de perto o que as crianças têm acessado, e quais as formas de garantir uma navegação segura. Mas marketeiros, publicitários e blogueiros têm responsabilidade sobre o que veiculam e devem […]

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